Sócio fundador do Escritório Medina & Guimarães Advogados.
Bacharel em direito pela Universidade Estadual de Maringá, realizou mestrado e doutorado em direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Após o doutorado esteve em estancia docente e investigadora na Faculdad de Derecho da Universidad de Sevilla (Espanha) e foi visiting scholar na Columbia Law School (Nova Iorque, EUA).
Integrou a comissão de juristas nomeada pelo Senado Federal para a elaboração do anteprojeto que deu origem ao Código de Processo Civil de 2015. Foi conselheiro estadual (Paraná) e federal da Ordem dos Advogados do Brasil e presidente da Comissão Nacional de Acesso à Justiça desta entidade.
Os temas de sua dissertação de mestrado e de sua tese de doutorado envolvem o objeto principal de sua atuação na advocacia. Sua dissertação de mestrado, cuja versão comercial encontra-se em sua 7.a edição, liga-se à defesa de direitos nos tribunais superiores em recursos extraordinário e especial, em ações constitucionais, representando as partes e também amici curiae em vários casos de repercussão nacional. Em seu doutorado, desenvolveu profundas teses sobre o processo de execução e que também aplica na advocacia. Parte dessas teses posteriormente vieram a ser acatadas no Código de Processo Civil de 2015 (como, por exemplo, a atipicidade das medidas executivas). A versão comercial de sua tese de doutorado encontra-se, hoje, em sua 6.a edição.
Professor de cursos de graduação e de pós-graduação há mais de 25 anos (hoje, como titular na Universidade Paranaense e associado na Universidade Estadual de Maringá), é autor de inúmeros artigos e de vários livros. Seu livro Execução foi um dos agraciados com o Prêmio Jabuti em sua 51.a edição, no ano de 2009.
É membro do Comitê Científico Consultivo do Instituto Autismo & Vida para a área de direitos humanos/ciências jurídicas/políticas públicas. Autor de pareceres sobre temas complexos ligados a direito constitucional, civil e processual civil.
Algumas de suas obras de destaque, todas publicadas pela Editora Revista dos Tribunais:
18 de março de 2021
O Código de Processo Civil de 2015 completa cinco anos de vigência no momento em que a pandemia da...
Saiba mais03 de março de 2021
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD, Lei 13.709/2018) tem sido objeto de nossas reflexões em nossos...
Saiba mais27 de janeiro de 2021
Breve análise do juízo de admissibilidade do pedido de recuperação judicial e de aspectos polêmicos correlatos, de acordo com...
Saiba maisInscreva-se em nossa newsletter
e fique por dentro das novidades