Responsabilidade Ambiental

Responsabilidade Ambiental

O Escritório Medina Guimarães sempre teve uma preocupação com a harmonia entre a preservação ambiental e as características empresariais da sociedade. A partir de um estudo de sua diretoria ambiental, bem como pelos serviços já prestados a clientes para a neutralização da emissão de gases de efeito estufa, se viu o Escritório na obrigação de fazer a sua parte e empenhar esforços no sentido de torná-lo o mais próximo possível de um escritório autossustentável. Algumas frentes de trabalho foram geradas: a) em parceria com a empresa júnior CONSEQ, do Departamento de Engenharia Química da UEM (Universidade Estadual de Maringá), obteve-se o cálculo de que o escritório tem o potencial anual de gerar cerca de 53 toneladas de dióxido de carbono, o que demandaria cerca de 730 árvores para a realização da compensação; b) concomitante a isso, adquiriu-se o direito de uso de uma área total de 22 hectares, sendo 17,3 hectares de reflorestamento e 4,7 hectares de área de preservação permanente, o que, conforme laudo de engenheiro florestal, oferece o número de 21 mil árvores destinadas ao sequestro do carbono produzido pelo escritório. Em outras palavras, além dos 4,4 hectares de área de preservação ambiental obrigatória, a área possui 0,3 hectares de mata preservada e excedente, com o único intuito de preservação ambiental e, ainda, a totalidade da área com fins econômicos tem a superfície coberta de árvores que, por no mínimo vinte anos, estarão unicamente sequestrando carbono da atmosfera. Vê-se a superação em muito das necessidades apontadas pelo laudo da CONSEQ, o que faz o escritório ser considerado uma entidade carbono zero.

Outro enfoque importantíssimo dos esforços de contribuição com o meio ambiente é que toda a energia consumida pelas unidades é advinda de fontes fotovoltaicas próprias, sendo desnecessário qualquer uso de energia da rede púbica de energia. Além disso, foram desenvolvidos outros interessantes projetos, como a coleta seletiva do lixo e a reutilização de água da chuva para fins de limpeza.

Por fim, com base nas ações acima descritas, o Escritório Medina Guimarães tem a imensa honra de anunciar que obteve o selo da CONSEQ de neutralização total dos gases de efeito estufa para o funcionamento nos anos de 2020 e 2021, bem como de lesividade mínima ao meio ambiente, o que faz ter a certeza de que está no caminho de se tornar um Escritório autossustentável.